Provolone Queijos Scala

Fique por dentro das últimas do Scala direto pelo seu e-mail.

    • *Campos obrigatórios


    Outono e queijos harmonização com vinhos

    Outono e queijos: tudo o que você precisa saber

    Com a chegada do outono, ou seja, um período mais frio, é muito comum que as pessoas se reúnam entre amigos e família para curtir uma boa mesa de queijos e vinhos, não é mesmo?

    Mas, mesmo que isso tenha se tornado um hábito para muitas pessoas, é muito importante saber boas combinações e harmonizar os tipos de queijos para cada época do ano, para que o sabor seja ainda mais perfeito.

    Com isso, pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas informações sobre tudo o que você precisa saber sobre outono e queijos, quais as melhores combinações, receitas e vinhos para degustar. Acompanhe!

    Por que se atentar à combinação de queijos?

    Hoje em dia podemos encontrar muitas opções de queijos disponíveis no mercado, não é mesmo? Com isso, podemos criar muitas combinações, principalmente com vinhos, em cada época do ano, como no outono.

    Por ser um período mais frio, as pessoas possuem gostos mais específicos, como, por exemplo, de degustar queijos mais leves, com sabores mais adocicados e suaves, que podem ser combinados com vinhos tintos.

    Também é comum apreciar queijos mais aromáticos, que são ideais para os dias entre amigos, até mesmo para acrescentar em receitas, como o queijo prato, cheddar e brie.

    Afinal, por onde começar?

    Depois de entender melhor sobre a combinação dos queijos no outono, vamos te ajudar saber por onde começar a fazer uma boa combinação e degustação.

    Antes de tudo, é importante que você separe todos os queijos que você tem disponível na sua casa, e você pode fazer isso sob um suporte de madeira ou uma tábua, separando sempre uma faca para cada tipo de queijo diferente.

    Assim, você não cria confusões sobre os aromas e sabores dos queijos. Você também pode separar os vinhos que você tem em casa para combinar com os diferentes tipos de queijos, como os suaves com vinhos tintos, por exemplo.

    Os queijos que possuem um sabor mais acentuado combinam com vinhos mais encorpados, como o prato, brie, suíço, fundidos, Emmental e outros. Não se preocupe, pois vamos falar com mais detalhes sobre essas combinações mais a frente.

    Opções de pratos com queijo para o outono

    Existem algumas opções de pratos com queijo que podem fazer parte da sua mesa durante essa época do ano. Confira alguns deles a seguir:

    Fondue

    Nesse prato, criado na Suíça, diferentes tipos de queijos são misturados, podendo ser acompanhados de carnes, pães, frango e outros aperitivos.

    Você também pode harmonizar esse prato com vinhos brancos ou tintos, nas versões mais secas e suaves.

    Ravióli de queijo

    Outra opção é o Ravióli, que além de ser delicioso, é uma opção bem prática de ser feita. O Ravióli de queijo pode ser recheado com legumes, carnes, especiarias e muito mais.

    O ideal é sempre escolher uma opção de recheio que agrade as pessoas que você vai receber, e então, vocês poderão curtir um dia mais frio, um momento descontraído e um bom vinho para acompanhar.

    Tenha atenção ao tipo de molho que você vai escolher para acompanhar a massa, sendo que os molhos de tomate combinam melhor com vinhos mais ácidos e leves.

    Sopa de queijo e camarão

    Mais uma opção de prato com queijo para o outono é a sopa de camarão. Nos dias mais frios, nada melhor do que saborear uma sopa, não é mesmo? Você ainda pode usar essa opção de prato incrementado com alguns ingredientes e especiarias.

    Como combinar queijos e vinhos para o outono?

    Os momentos mais especiais entre amigos e família combinam com queijos e vinhos, não é mesmo? Muitas pessoas possuem o hábito de montar uma mesa de frios, mas é comum ter dúvidas sobre quais tipos de vinhos combinam melhor com os queijos.

    Para te ajudar, trouxemos algumas opções incríveis de harmonização. Veja abaixo:

    Queijos com olhaduras

    Os queijos com olhaduras são aqueles que apresentam furinhos em seu meio, e não podem ficar de fora de uma boa mesa de frios. Por terem o sabor mais doce, agradam a muitos paladares. Combinam muito com os vinhos tintos.

    Queijos mais marcantes

    Os queijos com sabores mais marcantes, também conhecidos como queijos com massas duras, podem ser combinados também com vinhos tintos, mas as opções mais encorpadas.

    Queijo com mofo branco

    Em uma mesa ou tábua de queijos, os queijos de mofo branco como o camembert e o brie não podem ficar de fora. Eles são muito versáteis, e combinam com diferentes tipos de vinhos, como os brancos e os tintos.

    Queijos macios

    Os queijos cremosos também são indispensáveis em uma mesa de frios, como o mozzarella ou o boursin, por exemplo. Por serem opções mais frescas, podem compor uma boa salada também.

    Para criar uma harmonia perfeita, combine essas opções com espumantes, pois esses queijos são mais leves e as bebidas refrescantes trazem um sabor incrível.

    Queijos nas sobremesas

    Você sabia que os queijos podem compor também diversos tipos de sobremesas? O queijo cremoso de ovelha, queijo gorgonzola ou queijo branco podem ser o grande destaque da sua noite.

    Para isso, você pode combiná-los com vinhos licorosos e vinhos do Porto, garantindo uma sobremesa saborosa.

    Agora que você pôde entender com mais detalhes as combinações de queijos para o outono, saiba que é possível montar um banquete digno de restaurante na sua casa. Para isso, é necessário contar com produtos de qualidade.

    Visite o nosso site e encontre produtos incríveis para compor a sua mesa de outono, com produtos excepcionais e muito saborosos. Acesse agora mesmo e veja onde comprar!