Provolone Queijos Scala

Fique por dentro das últimas do Scala direto pelo seu e-mail.

    • *Campos obrigatórios


    Guia de Queijos Scala

    Guia de Queijos: conheça os tipos, diferenças e seus benefícios

    Produzido a partir do leite obtido de vacas, cabras, ovelhas, búfalas, o queijo é resultado da coagulação do leite. A história do queijo remonta a tempos antiquíssimos, embora muitos especialistas considerem a Idade Média como o marco inicial da sua fabricação. Há relatos de consumo de leite solidificado datando de 7.000 anos a.C. e achados arqueológicos revelam a existência de queijos feitos a partir de leite de vaca e de cabra 6.000 anos a.C. 

    Fonte de proteína, cálcio e fósforo, os queijos são apreciados por seus sabores, alta durabilidade e facilidade de transporte. Por conta dos benefícios, sua ingestão é recomendada em qualquer hora do dia, se apresentando como fonte de cálcio alternativa.

    Conheça, abaixo, os principais tipos de queijo, suas diferenças e benefícios.

    Os tipos de queijos podem ser:

    Os queijos são classificados conforme o tempo de maturação, a textura, métodos de produção, teor de gordura e tipo de leite.

    Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, queijo é “o produto fresco ou maturado que se obtém por separação parcial do soro do leite ou leite reconstituído (integral, parcial ou totalmente desnatado), coagulados pela ação física do coalho, enzimas específicas de bactérias específicas, de ácidos orgânicos, isolados ou combinados, todos de qualidade apta para uso alimentar.” A legislação complementa essa definição, reservando o nome queijo exclusivamente para produtos cuja base láctea não contenha gordura e/ou proteínas de outra origem.

    De acordo com o conteúdo de matéria gorda no extrato seco, em percentagem, os queijos classificam-se em:

    • Extra Gordo ou Duplo Creme: quando contenham o mínimo de 60%;
    • Gordos: quando contenham entre 45,0 e 59,9%;
    • Semigordo: quando contenham entre 25,0 e 44,9%;
    • Magros: quando contenham entre 10,0 e 24,9%;
    • Desnatados: quando contenham menos de 10,0%.

    De acordo com o conteúdo de umidade, em percentagem, os queijos classificam-se em:

    • Queijo de baixa umidade (geralmente conhecidos como queijo de massa dura): umidade de até 35,9%;
    • Queijos de média umidade (geralmente conhecidos como queijo de massa semidura): umidade entre 36,0 e 45,9%;
    • Queijos de alta umidade (geralmente conhecido como de massa branda ou “macios”): umidade entre 46,0 e 54,9%;
    • Queijos de muita alta umidade (geralmente conhecidos como de massa branda ou “mole”): umidade não inferior a 55,0%.

    Veremos a seguir as características de alguns dos diversos tipos de queijos ofertados pela Scala:

    Queijo Mussarela

    A mussarela é um dos queijos mais consumidos no Brasil. Trata-se de um queijo macio e de massa filada, cuja origem italiana remonta ao tempo dos antigos romanos.

    Originalmente, é feito com leite de búfala; no Brasil, entretanto, o leite de vaca é utilizado para sua produção, daí ser mais amarelado e consistente, com teor de gordura de 23% a 27%. A mussarela Scala é conhecida por ser a preferida dos pizzaiolos por não soltar óleo e possuir uma cremosidade única.

    Queijo mussarela

    Queijo Minas Padrão

    O mais popular dentre os queijos minas, o queijo minas padrão é o ingrediente obrigatório do famoso pão de queijo. Com sabor característico e aparência branca a amarelada, uniforme, a textura é macia e suave.

    Queijo Minas Padrão

    Queijo Colonial

    Trazido ao Brasil pelos imigrantes italianos, o queijo do tipo colonial. É um queijo com textura compacta, possui algumas olhaduras pequenas e/ou bem distribuídas. Não possui ou apresenta crosta fina, lisa e sem trincas. Seu sabor é suave, e sua coloração é um amarelo palha em função do processo de maturação que ele sofre.

    Queijo Colonial

    Queijo Parmesão

    Sua origem remonta ao ano de 1200, na região do Vale do Pó, na Itália. Sendo um dos queijos mais consumidos no mundo, principalmente ralado, o queijo Parmesão consiste em um queijo de massa cozida e sem olhaduras. Com 27% a 33% de teor de gordura, tem uma textura mais dura, de sabor forte e baixo teor de umidade. A Scala possui 3 tipos de Parmesãos, 6 meses, 12 meses e o Speciale de 18 meses.

    Queijos Parmesão

    Queijo Maturado com Mofo Azul 

    Uma variedade de queijo azul, produzido com leite de vaca. É conhecido por seu sabor e aroma característicos, e pela presença do mofo do tipo Penicilium roqueforti, também encontrado no queijo Roquefort.

    No processo de maturação, são injetados fungos, que fazem com que tenha veias verde-azuladas e que lhe dão um sabor especial.

    Queijo Maturado com mofo azul

    Queijo Brie

    Conhecido pela cor pálida, textura macia e sabor suave, o queijo Brie é um queijo de origem francesa, que possui uma camada de mofo em sua superfície a qual promove o sabor e textura especial. Durante a vida de prateleira do produto, suas características se alteram em função do desenvolvimento do Penicillium Candidum.

    Queijo Brie

    Queijo Prato

    O queijo prato nasceu no Brasil em 1920, a partir da tentativa de imigrantes dinamarqueses de reproduzir o queijo danbo. A cor amarelo-palha é sua principal característica, junto ao sabor suave e consistência macia, que lhe conferiram o título de queijo de lanche.

    Queijo Prato

    Queijo Minas Meia Cura

    Caracterizado por ser um queijo de textura macia e elástica, com umidade na faixa de 38 a 42%. Tem uma coloração amarelada ou amarelo levemente palha por seu curto processo de maturação de 12 dias. Seu sabor é levemente picante, não possui crosta e suas olhaduras são pequenas e bem distribuídas.

    Queijos Minas meia cura

    Queijo Coalho

    Queijo que se obtém por coagulação do leite por meio de coalho ou outras enzimas coagulantes apropriadas, complementada ou não pela ação de bactérias lácteas selecionadas. Possui consistência semidura a elástica, sendo um queijo de média umidade, na faixa de 42 a 46%. Sua textura é compacta, com coloração branco-amarelado uniforme. O sabor é brando, ligeiramente ácido, podendo ser salgado.

    polaroid_queijo_coalho

    Queijo Montanhês

    Produzido, principalmente, na região da Serra da Mantiqueira em Minas Gerais, daí o nome montanhês, o queijo é conhecido por ser um substituto do parmesão. Com tempo de maturação de 3 a 4 meses, seu sabor é mais suave e delicado.

    Tal como os outros queijos que vimos, é rico em cálcio e proteínas.

    Queijos Montanhês

    Queijo Provolone

    De consistência dura, aroma forte e cor amarelada, o provolone é de origem italiana e seu sabor marcante é consequência, principalmente, do tempo de maturação e do processo de defumação.

    Queijos Minas meia cura

    Veja onde encontrar nossos produtos clicando aqui.