Laticínio Scala realiza logística reversa de suas embalagens

Queijo Parmesão Ralado em mesa com prato de macarrão.

São Paulo, 29 – O Laticínio Scala, há 60 anos no mercado e um dos principais produtores de queijos do Brasil, realizará este ano a logística reversa das embalagens de seus produtos comercializados em 2023. A iniciativa ocorrerá por meio da aquisição de Certificados de Reciclagem emitidos pela Eureciclo, maior certificadora de logística reversa de embalagens do Brasil.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – que tem como principal instrumento a logística reversa – estabelece em suas diretrizes que a compensação ambiental se dá pela reciclagem de, no mínimo, 30% das embalagens que são colocadas no mercado. O Laticínio Scala reciclará 110% das embalagens. Esse porcentual corresponde a uma compensação de 1.129 toneladas de papel, 445 toneladas de plástico e 1,5 tonelada de metal. O resultado atingido, referente às embalagens de 2023 representa 33.800 árvores não cortadas, 110.000 m3 de água não consumida, 2.800 MW/h de energia economizados, 4,5 toneladas de petróleo não extraídos e 2.824 toneladas de CO2 não emitidos.

O coordenador de Meio Ambiente da Scala, Cleidomar dos Reis Oliveira, “nós iremos reciclar um porcentual de resíduos muito acima do especificado pela legislação, porque entendemos que proteger o meio ambiente é parte dos nossos valores e vai além da necessidade de cumprir leis ambientais. A ideia é não apenas contribuir para o bem- estar ambiental, mas também incentivar uma cadeia de suprimentos mais responsável e sustentável”.O Laticínio Scala tem quatro fábricas, das quais três em Sacramento e uma outra em Salitre, municípios de Minas Gerais. Além dessas, o Scala tem uma indústria de produtos destinados à nutrição animal (SCL Agro), uma unidade armazenadora de grãos e um moderno centro de distribuição.

Populares

Você também pode gostar...

Fique por dentro das últimas notícias da Scala direto pelo seu e-mail.

    • *Campos obrigatórios


    Política Corporativa de Qualidade e Segurança dos Alimentos

    A Scala, desde sua fundação há mais de meio século, não só exige qualidade como tem paixão por isso. A companhia enxerga a qualidade como um diferencial estratégico, determinante para a sua perpetuidade. Por isso, reafirma seu compromisso em satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes e consumidores da marca, desenvolvendo, produzindo e entregando um alimento seguro, com alto padrão de qualidade e em conformidade com todos os requisitos legais.

    Prezamos pela excelência, por isso buscamos a melhoria contínua dos nossos produtos, processos e a evolução do capital intelectual para, dessa forma, entregar valor aos clientes, consumidores e demais partes interessadas que de alguma maneira afetam ou são afetadas pela companhia.

    Este compromisso é alcançado através do cumprimento das seguintes ações:

    • Comunicar esta Política e disponibilizar os recursos necessários à capacitação e garantia de seu atendimento por parte de todos os colaboradores e demais envolvidos.

    • Assegurar o cumprimento das normas e procedimentos internos para todos os colaboradores, fornecedores, produtores, e todos aqueles que impactam diretamente na qualidade e segurança dos produtos Scala.

    • Avaliar e melhorar continuamente nosso sistema de gestão da qualidade e segurança de alimentos de modo a garantir a produção de produtos seguros, prevenir incidentes de qualidade e melhorar sistematicamente os indicadores de performance estabelecidos.

    • Atender aos requisitos de clientes, legais, normativos e demais requisitos aplicáveis.

    • Estabelecer uma comunicação transparente, sobre informações relevantes de qualidade e segurança de alimentos dos produtos Scala com clientes, consumidores, órgãos reguladores e demais envolvidos na cadeia produtiva de alimentos.

    • Atuação constante e ativa da alta direção na liderança e comprometimento para com os assuntos de Qualidade e Segurança de Alimentos.

    logo-branco