Provolone Queijos Scala

Fique por dentro das últimas do Scala direto pelo seu e-mail.

  • *Campos obrigatórios

Projetos Sociais e Sustentabilidade

Pilar ambiental

Cuidar do meio ambiente faz parte da nossa natureza

Sabemos como é importante usar os recursos naturais de forma racional para promover a sustentabilidade e o bem-estar das futuras gerações. Por isso, desde 2002, investimos em soluções que envolvem a preservação do meio ambiente. Essa preocupação e esse compromisso são expressos por meio da nossa Política de Meio Ambiente.

Política de Meio Ambiente Scala

A Scala é uma empresa nacional, localizada no Estado de Minas Gerais, que fabrica e comercializa produtos lácteos e de nutrição animal, tem o compromisso de buscar a excelência por meio da melhoria contínua do Sistema de Gestão Ambiental em todas as unidades, promovendo a sustentabilidade e o bem-estar das futuras gerações.

Para tanto, compromete-se a:

• Garantir o atendimento à legislação vigente, aos requisitos das partes interessadas e a outros requisitos estabelecidos pelo Sistema de Gestão Ambiental;

• Definir e executar ações que promovam o uso racional dos recursos naturais;

• Prevenir a poluição por meio do gerenciamento correto dos resíduos, emissões atmosféricas e efluentes decorrentes de seus processos;

• Promover a melhoria contínua do desempenho ambiental, definindo objetivos e metas alinhadas com os valores e estratégias da empresa;

• Promover a conscientização de colaboradores, fornecedores e parceiros;

• Desenvolver ações e projetos de proteção ao meio ambiente e ecossistemas.

Confira nossas principais ações:

Área de reflorestamento e energia renovável

Desde 2016, fazemos parte do Mercado Livre de Energia. Isso significa que adquirimos energia renovável suficiente para suprir 100% do consumo total das nossas instalações.

Atualmente, temos em torno de 350 hectares de eucalipto plantado nas duas fazendas fornecedoras de lenha. Juntas, elas registram uma produtividade média de 350m³/hectare, somando 122.500m³ de lenha no total.

Como a colheita é feita em média a cada sete anos, são alcançados 17.500m³/ano. Ou seja, 1.458m³/mês, o que corresponde ao consumo mensal de lenha de duas das três fábricas.

100% da madeira utilizada na empresa é reflorestada sendo 90% de produção própria.

Consumo consciente da água.

A cada dia, investimos no aprimoramento dos nossos processos para reduzir ao máximo os impactos gerados pelo consumo de água.

Implementamos dois projetos que, juntos, são capazes de diminuir o consumo de água em até 200.000 litros por dia. Essa redução equivale ao consumo diário de 2.000 pessoas.

O primeiro deles consiste no uso de tecnologia para concentração de soro, onde a água retirada do processo é utilizada na produção – possibilitando uma economia de 120.000 litros de água por dia.

Já o segundo corresponde ao reaproveitamento da última água de enxágue de equipamentos para o primeiro enxágue de caminhões e silos. Assim, reduzimos o consumo de água em até 100.000 litros de água por dia.

Como forma de melhorar a disponibilidade de água na região, iniciamos em 2019 um programa de recuperação de nascentes. Foi feita a capacitação de um grupo de trabalho e através da aplicação de técnicas de recuperação e proteção, é possível aumentar a disponibilidade e qualidade da água de nascentes no município.

Poluição de rios, não.

Para contribuir com a manutenção da qualidade das águas dos rios, contamos com Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs), capazes de tratar todo o efluente fabril e gerar como resultado uma água com alto nível de pureza para ser devolvida ao meio ambiente.

Baixa emissão de gases de efeito estufa.

Em atenção à quantidade de fumaça e gases de efeito estufa lançadas no meio ambiente, nossas caldeiras são equipadas com sistemas lavadores de gases e multiciclones, que promovem uma redução significativa na emissão de poluentes na atmosfera.

Resíduos sólidos com destinos adequados.

Todos os resíduos gerados no processo produtivo são devidamente separados e corretamente destinados de acordo com sua categoria, sendo a maior parte constituída de plástico, papel e sucatas, que são encaminhados à reciclagem.

Por fim, mas não menos importante: fazemos a logística reversa de nossas embalagens.

Ou seja, retiramos do mercado parte do volume de plástico e papelão que acondicionamos nossos produtos, o que correspondeu, em 2018, a 170 toneladas de papel e 106 toneladas de plástico.

Na Divisão de Nutrição Animal, um programa de incentivo mobiliza os produtores rurais a devolver suas embalagens de ração após o uso, com isso, conseguimos recolher parte das embalagens usadas no campo e destiná-las corretamente.

Responsabilidade Socioambiental

(Respeito e aprimoramento, sempre)

Mais do que produzir queijos e manteigas de qualidade, nós do Scala nos preocupamos em fazer a diferença para as pessoas e para o mundo.

Confira alguns exemplos:

Pilar social

Tão importante quanto cuidar do meio ambiente é cuidar das pessoas

Contamos com diversas frentes de responsabilidade social, pois sabemos da nossa responsabilidade de contribuir com o desenvolvimento humano – especialmente das comunidades onde estão instaladas nossas unidades fabris.

Confira nossas principais ações:

Praticamente duas décadas de cuidado com as pessoas.

A iniciativa do Instituto Scala existe há mais de 17 anos. E o mais interessante: foi idealizada pelos nossos próprios colaboradores – com o apoio da Diretoria.

Entre os voluntários, temos diversos colaboradores Scala e pessoas da comunidade de Sacramento. Todos com a mesma vontade, a de fazer o bem para o próximo.

Nossas frentes de atuação no Instituto:

Amigos da Net: Crianças conectadas à tecnologia.

Proporcionamos às crianças carentes o acesso aos computadores e às aulas de informática.

Mas não para por aí: os orientados também são auxiliados em outras áreas essenciais da vida, com uma alimentação balanceada, materiais escolares, aulas de reforço, atendimento médico e odontológico. Além de instruções para trabalhos manuais, como marcenaria, e até mesmo orientação psicológica.

Tudo para formar laços fortes e dar às pessoas o direito de exercer sua cidadania – formando uma verdadeira corrente do bem.

Amigos da Criança: Vida digna aos jovens.

O projeto ajuda crianças e adolescentes carentes, entre 7 e 16 anos.

Seu objetivo é despertar valores e formar cidadãos, além de auxiliar a inseri-los no mercado de trabalho.

Comitê de Responsabilidade Social

Pensar globalmente e atuar nas comunidades que nos abrigam.

Contamos com diversas frentes de responsabilidade social, pois sabemos da nossa responsabilidade de contribuir com o desenvolvimento humano – especialmente das comunidades onde estão instaladas nossas unidades fabris.

Mobilização Solidária:

Com várias campanhas de doações em apoio às instituições que desenvolvem um papel sério apoiando crianças e idosos das comunidades de Sacramento e Salitre de Minas.

Ambas as frentes são atendidas por trabalhos voluntários, que fomentamos junto aos nossos colaboradores.

Há também uma frente de atuação voltada aos nossos colaboradores, membros da nossa comunidade:

Educação por meio da cultura e do esporte:

Com apoio a projetos realizados pelas instituições sociais de nossas próprias comunidades, com o direcionamento de recursos advindos das Leis de Incentivo Fiscal.

EJA – Ensino de Jovens e Adultos Acreditamos no futuro do Brasil

Temos como proposta para nossos colaboradores o aprendizado contínuo. Além de ofertarmos capacitação profissionalizante dentro da organização, incentivamos e viabilizamos o retorno aos estudos, tanto para concluir o Ensino Fundamental quanto o Médio. O Programa oferece módulos presenciais e ensino à distância.

Já auxiliamos mais de 60 colaboradores, tanto na alfabetização quanto na conclusão do ensino regular. Nos orgulhamos de ter em nosso time profissionais que estavam longe da escola há vários anos, mas que aqui renovaram sua crença de que, dando um passo de cada vez, é possível aprender e concluir os estudos.

Todos os semestres, reunimos os colaboradores interessados e apresentamos as opções de ensino disponíveis. Os que optarem pela forma presencial são direcionados para escolas parceiras de Sacramento. Já os do ensino à distância são inscritos no programa do SESI de Araxá, nosso parceiro, que leciona temas transversais como cidadania, ética, postura no trabalho, saúde do colaborador, habilidades manuais e comportamentais, entre outros.

Nossos colaboradores também podem realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), nas cidades de Sacramento (MG) e de Salitre de Minas (MG). Nesse caso, eles recebem as apostilas com o conteúdo e têm seis meses para estudar em casa e fazer a prova.A proposta de proporcionar a retomada dos estudos vai além da necessidade de certificação de ensino, temos o intuito de fazer das pessoas protagonistas de suas próprias histórias e carreiras, contribuindo para a ampliação de sua visão de mundo. Pessoas são o nosso maior ativo, por elas e com elas é que consolidamos o sucesso do nosso negócio e o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes. Nosso objetivo é, dessa forma, contribuirmos para um mundo melhor.