Provolone Queijos Scala

Fique por dentro das últimas do Scala direto pelo seu e-mail.

    • *Campos obrigatórios


    Origem do queijo provolone

    Descubra a origem do queijo provolone e seu sucesso nacional

    O queijo provolone é muito apreciado no mercado nacional. É um dos queijos que combina com petiscos, além de ser incrível no preparo de massas, risotos, bolinhos e muitos outros pratos.

    O fato é que o sabor picante e defumado do provolone cai bem tanto no verão, com uma bebida bem gelada, quanto no inverno, harmonizado com um bom vinho. Mas você conhece a origem do queijo provolone?

    Apesar de ser um grande sucesso no Brasil e muita gente acreditar que ele é brasileiro, a origem do queijo provolone é italiana. Rapidamente esse queijo passou a fazer parte das receitas brasileiras, por harmonizar muito bem com ingredientes e pratos amplamente conhecidos por aqui.

    A textura e o sabor do provolone são inigualáveis e, por isso, é um dos queijos mais amados no Brasil. Quer saber mais? Continue a leitura e descubra!

    Qual é a origem do queijo provolone?

    O provolone tem origem italiana, assim como muitos outros queijos deliciosos, como o gorgonzola, parmesão e outros. Afinal, a Itália é mundialmente conhecida pelos seus mestres queijeiros. Todo o processo de maturação, seleção de ingredientes e procedimentos para chegar ao sabor e textura desejada são especialidades dos italianos.

    Partindo de Verona, o provolone logo se popularizou por toda a Itália. Inicialmente, o queijo provolone levava apenas leite de vaca em sua composição, porém, com o tempo, outros leites como o de cabra e ovelha foram agregados à produção. Dessa forma, há diferentes tipos de queijo provolone.

    É por isso que desde a sua criação, até os dias atuais, podemos encontrar provolones com diferentes teores de gordura, texturas e sabores.

    Como o provolone é feito?

    No início, a produção do provolone era bastante rudimentar, feita com leite cru. Hoje, graças ao avanço das técnicas de controle de qualidade e fiscalização dos órgãos regulamentadores, todo queijo começa pela pasteurização do leite. Nessa etapa, o leite é submetido a uma combinação de tempo e temperatura, o que garante a eliminação de microrganismos nocivos à saúde.

    Após a pasteurização, há a adição de bactérias benéficas, que são conhecidas como fermento lático. Vale ressaltar que cada tipo de queijo conta com bactérias específicas, responsáveis por sua fermentação. O processo de fermentação é crucial para atribuir aquele gostinho específico de queijo que tanto apreciamos!

    Porém, há outros pontos importantes na fabricação dos queijos. Vejamos:

    • Ainda nas fazendas, há um rígido controle de qualidade para avaliar qual o melhor leite para produzir os queijos. Na Scala, a qualidade dos nossos queijos é garantida justamente porque utilizamos leites que são cuidadosamente inspecionados.
    • Depois, já na fábrica, o leite também passa por outras análises entre elas, acidez, gordura, densidade, crioscopia, avaliação de fraudes e antibióticos;
    • Em seguida, o leite passa pelo desnatamento, no qual passa a ter a quantidade de gordura ideal para o provolone. A pasteurização ocorre logo em seguida;
    • Após o leite recebe insumos para que se transforme em coalhada;
    • Na sequência, um mestre queijeiro é responsável por manipular a coalhada, para que tenha a consistência ideal para o preparo do provolone;
    • Posteriormente, ocorre a formação da massa do queijo, que é fermentada com as culturas de provolone, até que seja prensada para se tornar um bloco homogêneo na textura desse queijo;
    • Nessa etapa, o excesso de soro é removido e a massa descansa para atingir a consistência firme, ideal para o provolone;
    • O provolone, então, é moldado, e passa pela salmoura e secagem;
    • Por fim, o provolone é defumado e maturado, até que atinja as condições ideais de sabor e textura. Esse processo dura no mínimo 30 dias, com diferentes tempos de maturação, e por isso os queijos são alimentos tão nobres.

    Como harmonizar o queijo provolone?

    O provolone é um queijo fino e seu processo nos mostra porque ele é tão valioso. Por isso, saber como harmonizar corretamente esse queijo vai te ajudar a explorar a potência de sabor que ele apresenta.

    Graças à sua textura mais firme, ele é ideal para finalizar massas e risotos, além de ser um excelente recheio para bolinhos.

    Há, ainda, uma série de pratos que são preparados com fatias de provolone, em diversos formatos, como no caso da provoleta.

    Para adegas e empórios, é fundamental saber como harmonizar queijos e vinhos para instruir seus clientes. No caso do provolone, vale lembrar que esse queijo tem um sabor picante, defumado e bastante marcante. Como outros queijos de sabor forte e intenso, a harmonização também acontece com vinhos mais intensos, com tanino marcante.

    Uma boa harmonização acontece com os vinhos malbec, cabernet sauvignon e pinot noir.

    Além dos vinhos, o queijo provolone pode também ser combinado com uma boa cerveja! O tradicional provolone desidratado combina bem com as cervejas brasileiras mais leves, como a pilsen.

    Outras comidas de boteco como o provolone empanado e o provolone frito também combinam bem com cerveja, servida sempre bem gelada e em dias quentes.

    Concluindo

    Como vimos, o provolone tem origem italiana, mas logo se popularizou no gosto do público brasileiro. Por esse motivo, esse queijo não pode faltar na sua adega, empório ou supermercado. O provolone é bastante requisitado pelo público, já que pode ser consumido de diversas formas e durante o ano todo, agradando aos mais variados públicos.

    Você pode encontrar o provolone e demais queijos Scala em todo o Brasil. Veja onde comprar.