Provolone Queijos Scala

Fique por dentro das últimas do Scala direto pelo seu e-mail.

    • *Campos obrigatórios


    controle de qualidade

    A importância do controle de qualidade para queijos

    O controle de qualidade é uma área dentro do departamento de Qualidade que possui o principal objetivo validar a excelência deste a entrada de matérias-primas até o produto final. Possui profissionais treinados e diversos procedimentos para realização de análises a fim de garantir que os produtos dispostos para venda atendam a todas as especificações técnicas e sejam seguros.

    No caso dos queijos, cuja matéria prima é de origem animal, há órgãos que regulamentam que inspeções sejam realizadas em diversas etapas não apenas da produção, mas também no ponto de distribuição ao consumidor final. Por se tratar de um produto sensível às temperaturas, é fundamental que tenha o resfriamento correto, além de ser manuseado com higiene.

    Continue a leitura e saiba mais!

    O que é controle de qualidade na indústria de alimentos?

    Controle de qualidade é um conjunto de práticas voltadas para a manutenção da segurança e qualidade dos produtos alimentícios. Todo alimento deve estar de acordo com as normas das entidades responsáveis, além de conter instruções na embalagem.

    Todo alimento deve conter informações básicas como a data de validade e tabela de informação nutricional. Além disso, deve conter instruções sobre a conservação, como temperatura ideal e prazo para consumo após aberto.

    Mas essa é só a etapa observada pelos consumidores finais. Nas indústrias, há uma série de procedimentos, que envolvem o monitoramento dos processos, práticas para a prevenção de contaminação e garantia da qualidade em toda a cadeia produtiva. No caso da fabricação de queijos, entre outros fatores, são monitoradas as seguintes etapas:

    – Coleta e transporte do leite;
    – Recebimento e Armazenamento do Leite;
    – Pasteurização do leite e demais processos de segurança contra contaminações;
    – Processos de produção dos queijos;
    – Monitoramento constante de temperatura e etapas de produção, processos e maturação;
    – Embalagem;
    – Transporte dos queijos;
    – Distribuição.

    Portanto, o controle de qualidade na indústria dos queijos e na indústria de alimentos no geral, tem como principal objetivo garantir que o alimento esteja em perfeitas condições para o consumo.

    Qual é a importância do controle de qualidade?

    Como dito, o controle de qualidade serve para garantir a segurança dos alimentos que chegam às mesas dos nossos lares. Contudo, esse não é um dos objetivos. Obviamente é importante garantir que os consumidores tenham saúde e segurança ao comer, mas também existem outras finalidades, relacionadas ao bem-estar das pessoas e às operações das indústrias.

    Assim, o controle de qualidade também busca, por meio de regulamentos técnicos, padronizar uma série de etapas, o que traz mais controle para o cotidiano de trabalho nas indústrias, em todas as suas etapas. Por outro lado, essa padronização também oferece aos clientes um produto dentro do que é esperado.

    Quando falamos em queijos, devemos nos lembrar, por exemplo, que há vários tipos diferentes. Assim, no caso de um queijo maturado com mofo azul, ele possui uma série de características particulares, como a presença dos fungos responsáveis pelo seu sabor único, além de ter bastante adição de sal. O queijo maturado com mofo azul passa pelo controle de qualidade para garantir, também, que tenha essas características.

    Os queijos possuem, inclusive, uma série de legislações específicas, que definem, por exemplo, se um alimento pode ser considerado um queijo, como é o caso da Portaria MAPA – 146, de 07/03/1996. Ou seja, um queijo passa por diversas fiscalizações para garantir não apenas a segurança do consumidor, mas para que o mesmo não seja enganado e compre um produto que não é caracterizado como queijo nas normas.

    Quem fiscaliza as empresas?

    A fiscalização e controle dos alimentos comercializados no Brasil são feitos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e também pelo Ministério da Agricultura. Esses órgãos são responsáveis pela criação de leis específicas, além de monitorar as empresas caracterizadas como indústria alimentícia.

    Assim, esses órgãos estabelecem critérios que buscam adequar a produção ao controle de qualidade. São eles que determinam quais são os procedimentos indispensáveis para garantir a segurança no preparo, manuseio, armazenamento e distribuição. O objetivo é que todas as etapas sejam seguras e realizadas em condições higiênicas.

    Se há órgãos reguladores por trás, isso implica dizer que, nos casos em que as normas não são cumpridas, as indústrias estão suscetíveis a multas e até mesmo autuações com a perda do alvará de funcionamento.

    Como é feito um controle de qualidade dentro das indústrias de queijo?

    Como vimos, o controle de qualidade é essencial para indústrias alimentícias no geral e, em específico, para a indústria de laticínios. Abaixo, entenda como esse processo acontece:

    1. Padronização dos procedimentos

    O primeiro passo é definir procedimentos em cada etapa de produção. O objetivo é que cada atividade seja executada de maneira padronizada, seguindo uma ordem correta, além de tempo de duração e requisitos para acontecer. Um exemplo é o período de fermentação do queijo e a temperatura ideal para manuseio e conservação.

    Vale pontuar que cada etapa deve ser descrita de forma muito bem detalhada. É dessa forma que, ainda que o quadro de funcionários de uma empresa mude, os procedimentos continuarão sendo os mesmos, garantindo um produto final com rigor de qualidade e um padrão estabelecido.

    2. Certificações são necessárias

    No Brasil, há uma série de legislações que devem ser cumpridas, assim como a conquista de determinadas certificações. É o caso do manuseio do leite cru, por exemplo, que deve ter uma certificação específica.

    3. Quais leis são aplicáveis?

    Conforme dito, há uma série de leis que são aplicáveis às indústrias de leite e derivados, dentre eles o queijo, e é fundamental consultar todas elas para se adequar. Pela complexidade, é válido lembrar que muitas empresas recorrem à assessoria jurídica para auxiliar na adequação de todas elas, além de serviços específicos para o controle de qualidade.

    4. Pontos Críticos de Controle (PCC)

    Os Pontos Críticos de Controle definem quais aspectos merecem uma atenção maior no controle de qualidade. Dessa forma, são as etapas que mais influenciam na segurança do seu produto. No caso dos queijos, vale lembrar que devem ser tomadas medidas para a manipulação e para evitar a contaminação. Além, é claro, de armazenar corretamente e de acordo com as temperaturas ideais, seja no estoque, transporte ou ponto de venda.

    5. Melhoria constante dos processos

    Assim como o mundo se transforma constantemente com a tecnologia, os processos nas indústrias também devem seguir esse ritmo. Erros que se repetem ou a falta de produtividade nos processos podem ser resolvidos por meio de investimentos em tecnologias e sistemas atualizados para suprir a demanda e melhorar a qualidade dos resultados.

    A nossa qualidade começa no campo! Entendemos que a qualidade de um queijo está também na qualidade do leite utilizado, e é por isso que você pode acessar nosso site e saber mais sobre o leite utilizado em nossos queijos. Acesse e saiba mais!