Provolone Queijos Scala

Fique por dentro das últimas do Scala direto pelo seu e-mail.

    • *Campos obrigatórios


    Cmo conservar queijos no verão

    Verão: como conservar queijos em dias quentes?

    Durante o período mais quente do ano, no verão, os queijos devem ser armazenados corretamente para que seu sabor, textura e aroma sejam preservados, evitando que estraguem por conta da temperatura mais elevada.

    Os cuidados para conservar queijos no verão devem ser tomados desde o momento em que você os compra até o armazenamento em casa. Antes de tudo, é importante observar a data de vencimento, a procedência do queijo e também suas características.

    Além disso, a condição de refrigeração também é um ponto importante, pois existem informações contidas nas embalagens sobre a temperatura de estocagem e exposição dos produtos, que podem impactar no prazo de validade e na qualidade.

    Pensando em te ajudar, trouxemos hoje algumas dicas importantes de como conservar queijos no verão da maneira correta. Acompanhe a seguir!

    10 dicas para conservar queijos nos dias mais quentes

    Como conservaer queijos em dias quentes

    Mantenha-os sob refrigeração

    A grande maioria dos queijos devem ser mantidos sob refrigeração para serem conservados. No momento do consumo, é importante que ele esteja em temperatura ambiente, para que o sabor, aroma e textura não sejam inibidos, atrapalhando a degustação dos produtos.

    Os queijos devem ser guardados na parte de cima da geladeira, onde a temperatura varia de 3 a 8 graus. Não é recomendado que os queijos sejam guardados na geladeira sem nenhuma proteção, pois isso pode ocasionar o aparecimento de mofos e ressecá-los, alterando o sabor e aparência.

    Conservação de queijos frescos

    Os queijos frescos, como o Minas Frescal, são mais úmidos, e por isso, devem ser mantidos sob refrigeração constante em temperatura máxima de 8 graus. O queijo prato e a mussarela devem ser conservados em temperatura menor que 12 graus.

    Para conservar queijos corretamente, é importante sempre observar o que está descrito na embalagem. Além disso, durante o momento de compra no mercado, o ideal é que os queijos sejam os últimos a serem pegos, para que não fiquem muito tempo expostos à temperatura ambiente.

    Ao chegar em casa, também é importante que eles sejam os primeiros produtos a serem guardados na geladeira, a fim de aumentar seu tempo de vida útil.

    Queijos fatiados

    Existem pessoas que gostam de armazenar os queijos já fatiados, e para conservar queijos desse jeito, o ideal é que sejam picados e armazenados em um recipiente com tampa, de preferência de plástico.

    Guarde o queijo na refrigeração e lembre-se de observar a data de validade depois de abrir a embalagem original.

    Os queijos macios e cremosos devem ser mantidos em suas embalagens e consumidos dentro do prazo indicado pelo fabricante após aberto.

    Queijos úmidos

    Os queijos que possuem umidade maior, como a ricota, minas frescal, mussarela de búfala e cottage, por exemplo, devem ser retirados da geladeira e trazidos para a mesa apenas perto do momento do consumo.

    Depois disso, devem ser levados o quanto antes para a refrigeração novamente. É importante ter cuidado ao conservar queijos desse tipo no verão, porque, por serem mais úmidos e estarem em contato com o calor, é possível que a proliferação de microorganismos seja favorecida, podendo deteriorar o produto.

    Queijos de massa semicozidas

    Esses tipos de queijos, como o Itálico, Gouda, Morbier, Edam, Minas Light e Minas Padrão, assim que são cortados, devem ser conservados cobertos com um pano úmido, em locais que não sofram com variações bruscas de temperatura.

    Durante o verão, esses tipos de queijos podem soltar gorduras em sua casca, e isso muda o sabor e a textura dos queijos. Nesses casos, o mais indicado para conservar queijos desse tipo é manter na geladeira com papel filme de plástico. O consumo deve ser em até 5 dias.

    Quando os queijos ainda estão inteiros na embalagem, podem ser guardados na parte de baixo da geladeira. Sempre olhe a data de validade.

    Queijos de mofo branco

    Para conservar queijos de mofo branco, o ideal é mantê-los no papel da própria embalagem, que normalmente são especiais para conservá-los e guardá-los na geladeira.

    Depois de abrir esses queijos, o ideal é envolvê-los na embalagem original e manter sob refrigeração. A indicação é que o consumo seja de no máximo 5 dias depois de aberto o queijo.

    Queijos defumados e duros

    Os queijos como o Provolone ou queijos curados, devem ser conservados até 18 graus, em temperatura ambiente, para que suas características não sejam alteradas.

    Lembre-se sempre de cobrir o queijo para que ele não fique exposto, e com isso, sofra com moscas e fungos em sua superfície. Procure por espaços arejados e mantenha-os na geladeira caso você prefira uma conservação maior.

    Queijos ainda fechados

    Quando os queijos ainda estiverem fechados, o ideal é mantê-los dentro de suas embalagens originais e nas temperaturas que estão indicadas pelos fabricantes, para que possam durar o tempo prescrito.

    Mas, assim que as embalagens forem abertas, uma nova data deve ser levada em consideração, conforme descrito no rótulo. Uma vez abertos, o ideal é sempre transferir os produtos para um recipiente com tampa.

    Conservação de queijos azuis

    Para conservar queijos desse tipo, como o Roquefort e o Queijo Maturado com Mofo Azul, a indicação é mantê-los na geladeira sob a temperatura indicada nos rótulos, dentro do prazo de validade do fabricante.

    Depois de serem abertos, envolva os queijos em plástico filme ou papel alumínio e deixe-os na geladeira.

    tipos de queijos

     

    Por que manter esses cuidados é importante?

    Durante o verão, a conservação dos alimentos é um ponto que deve ser levado em consideração por conta das temperaturas mais elevadas. Esses cuidados são tomados desde o momento da compra até o armazenamento em casa.

    Para conservar queijos corretamente, é importante observar suas características, o prazo de validade, especificações do fabricante e a procedência. Assim você consegue se certificar de que estará consumindo um alimento seguro, evitando alterações no sabor, textura e cheiro dos produtos e até uma intoxicação por fungos.

    Procure por empresas especialistas em queijos, como a Scala. Acesse o site e confira onde comprar nossos produtos!