Provolone Queijos Scala

Fique por dentro das últimas do Scala direto pelo seu e-mail.

    • *Campos obrigatórios


    A origem do Queijo

    A origem do Queijo: conheça a história dessa iguaria

    O queijo, um produto alimentício feito a partir do processo de coagulação dos leites de diferentes animais, é um alimento que possui muitos apreciadores.

    Versátil, pode ser consumido em diferentes refeições, desde o café da manhã até o jantar, pois é um alimento que pode compor perfeitamente diversas modalidades de pratos culinários.

    Hoje em dia é possível encontrar diferentes espécies de queijo, que são capazes de agradar diversos paladares.

    Um produto tão presente no dia a dia da população, e que tem a história da sua origem sem um consenso definido. Ao que se indica a sua origem ocorreu de forma ao acaso.

    Veja, a seguir, a história que está por trás dessa iguaria tão presente no nosso cotidiano. Confira!

     

    E então, como aconteceu o surgimento do queijo?

    O queijo, alimento mais do que querido pela população, foi criado no mínimo há seis mil anos. Até os dias de hoje não foi possível descobrir de maneira exata como se deu sua criação.

    A história que se ouve comumente é que determinado negociante de origem árabe certo dia decidiu sair para cavalgar em seu cavalo por terras montanhosas, debaixo de fortes raios solares, e levou com ele dentro de uma bolsa leite de cabra para quando tivesse sede.

    Pois bem. Ao final do dia, depois de galopar bastante, teve sede. Então se lembrou da porção de leite que tinha levado, e pegou seu cantil para tomá-lo.

    Nesse momento, ele teve uma grande surpresa: o leite não era mais leite, não estava mais em seu estado líquido; ele tinha se dividido em duas porções, sendo uma delas um líquido com uma coloração levemente verde, conhecida hoje como soro, e outra uma porção de estrutura sólida, o queijo, como conhecemos hoje.

    Hoje se sabe que essa separação de fases ocorreu devido à ação do calor, junto ao processo natural de acidificação do leite, dentro do cantil onde estava o leite, o qual era um recipiente produzido com estômago de ovelhas já seco, contendo uma enzima chamada renina, que promove a coagulação.

     

    E nos dias de hoje, como se dá a fabricação do queijo?

    Paixão por qualidade em queijo

    Não é do dia para noite que se aprende a fazer queijos de qualidade. Isso requer certo conhecimento técnico e, principalmente, experiência. Dois pontos que devem ser levados em conta na hora da produção é a qualidade da matéria-prima e o cumprimento rigoroso de todas as etapas de fabricação. 

    A cadeia de produção do queijo conta com um processo tecnológico que visa garantir a segurança dos alimentos.

    Etapa decisiva na fabricação de queijos é a coagulação. Visa concentrar a proteína do leite retendo também a gordura.

    A fermentação lática acontece de forma natural, por conta das bactérias que estão presentes no próprio leite, que vão degradar o açúcar do leite, conhecido como lactose, em ácido lático, e esse ácido lático vai ser responsável pela coagulação.

    Essa é a maneira mais antiga por meio da qual o queijo é produzido.

    Já no processo de coagulação enzimática, o leite terá adição do coalho, que nada mais é do que uma enzima que atua sobre a caseína, proteína do leite, e vai gerar uma espécie de gel que vai separar o soro do leite.

    Ao final do processo de coagulação, haverá a produção de uma massa consistente e sólida, que é a coalhada, e a formação da parte líquida, que é o soro.

    Posteriormente, o queijo passa por um processo de maturação, que é uma cascata de processos bioquímicos que vão modificar a estrutura química dos queijos. No caso dos queijos consumidos frescos, não ocorre esse processo.

    O tempo de maturação vai ser diferente de acordo com o tipo de queijo que se pretende obter. É por meio desse procedimento que as características dos diferentes tipos de queijo serão desenvolvidas.

    Esse alimento é conhecido por ser muito nutritivo, já que é composto de proteínas, gorduras além de várias vitaminas.

     

    Os diferentes tipos de queijo de acordo com sua procedência

    As diversas espécies de queijos existentes vão variar conforme o seu país de origem, bem como o tipo de leite utilizado, as condições do clima e o seu produtor. Muitos são os métodos e as técnicas de produção utilizados na elaboração desses produtos, o que possibilita a diversidade de queijos que temos acesso hoje.

    Alguns países são famosos pela sua alta ingestão de queijo, como por exemplo a Grécia, a França e a Itália.

     

    Quais são os tipos de leite que podem ser usados para produção de queijos?

    Nem todos sabem, mas o queijo pode ser feito com vários tipos de leite, de diferentes animais. A origem do leite utilizado terá grande impacto nas características do queijo feito.

    Os leites que podem ser utilizados para a fabricação de diferentes queijos são as seguintes:

    De origem da vaca

    O leite de vaca é o mais utilizado para a fabricação de queijos em todos os lugares. Sua popularidade é devido ao sabor mais leve que ele proporciona.

    De origem de búfala

    O queijo mais famoso que é feito com leite de búfala em nosso país é a muçarela. Trata-se de um queijo fresco, que pode ser encontrado em diversas formas, principalmente redondos. Também é possível encontrar outras espécies de queijo produzido a partir do leite de búfala.

    De origem de cabra

    O queijo produzido com leite de cabra possui um gosto mais forte e picante, e um aroma mais pronunciado. Embora não seja a preferência da maioria, ele possui seus adeptos. Também é uma opção para os intolerantes aos queijos de origem da vaca.

    De origem de ovelha

    Essa modalidade de queijo é a menos consumida no território brasileiro. O leite de ovelha dá origem a queijos com texturas mais macias.

     

    Para os amantes de queijos: onde encontrar os de excelente qualidade?

    A Scala é uma empresa fornecedora de queijos de alta qualidade, que se atenta a cada etapa do processo de fabricação de seus produtos.

    Por isso, são especialistas e apreciadores de queijos de excelência!

    Acesse o site e saiba onde encontrar nossos produtos!