Provolone Queijos Scala

Fique por dentro das últimas do Scala direto pelo seu e-mail.

    • *Campos obrigatórios


    Benefícios do queijo para a saúde

    Conheça os benefícios do queijo para a saúde

    Contendo vitaminas, minerais e outros nutrientes, os benefícios do queijo são conhecidos pelos seres humanos há milhares de anos. Sua produção é feita com base numa técnica desenvolvida há mais de 1000 anos e usada ainda hoje.

    O processo envolve a pasteurização do leite para eliminar bactérias nocivas e a inserção de culturas de bactérias starter, responsáveis por fermentar o leite e lhe conferir os sabores e aromas da variedade de queijo a produzir.

    A partir da coagulação enzimática do leite são formadas a coalhada e o soro que, após pasteurização, têm sua textura e sabor corrigidos com a adição de sal.

    O queijo já pronto é prensado para extrair o soro e ganhar seu aspecto final, e então se inicia o processo de maturação, que lhe conferirá mais sabor.

    Basicamente a fabricação dos diversos queijos seguem essa fórmula, com a adição e variação de um ou outra etapa conforme o tipo de queijo produzido. Diversidade que, inclusive, garante abundância nutricional ao produto, daí alguns queijos serem mais ricos em determinado nutriente do que outros.

    Continue a leitura para conhecer os diversos nutrientes presentes nesse alimento tão importante às nossas vidas, assim como os benefícios que traz para a saúde.

    Valor nutricional do queijo

    Apresentada como informação nutricional ou tabela nutricional no rótulo dos alimentos, o valor nutricional se refere aos nutrientes presentes no alimento, e não à sua composição química propriamente. Confira a seguir os principais benefícios nutricionais do queijo:

    Baixa lactose

    A lactose, açúcar abundante no leite usado para a fabricação do queijo, é praticamente removida por completo ao longo do processo, em que bactérias, leveduras e enzimas, transformam a substância em ácido lático e outros. E, ainda, durante o período de maturação, o nível de lactose chega a níveis muito baixos.

    Proteína

    A caseína é a principal proteína encontrada no queijo, junto à alfa e beta lactoglobulina, em menor quantidade. Tais proteínas são consideradas de alta qualidade, por serem uma rica fonte dos aminoácidos necessários para a saúde do corpo.

    Gordura

    Com variação de 3,5% a 4,3% no teor de gordura, dependendo do tipo de queijo, tal nutriente é o principal responsável pela textura e sabor do produto. A produção dos ácidos graxos, que conferem ao queijo seu sabor, ocorre ao longo do processo de maturação, sendo que algumas variedades produzem o ácido linoleico conjugado (CLA).

    Vitaminas

    O tipo de queijo, o processo de fabricação, incluindo a bactéria usada e as condições e tempo de maturação, interferem na quantidade e especificidade de vitaminas encontradas. Daí ser uma categoria variável. De modo geral, o leite confere ao queijo uma fonte razoável de vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A, e as hidrossolúveis, como a vitamina B. Assim, entre as vitaminas presentes estão:

    • Vitamina A: abundante na gordura do leite, incita a produção de colágeno;
    • Vitamina B2 ou riboflavina: auxilia o metabolismo de gorduras, açúcares e proteínas; estimula a produção de sangue, entre outras funções;
    • Vitamina B12 ou cobalamina: tem importante atuação nas atividades do sistema nervoso;
    • Vitamina D: fundamental para a síntese do cálcio;
    • Vitamina K2 ou menaquinona: auxilia na manutenção dos ossos, sendo importante para a saúde do coração.

    Cálcio

    Ainda que a matéria-prima do queijo seja o leite, o teor de cálcio varia conforme o tipo e o processo de maturação. Por exemplo, os queijos produzidos a partir de uma enzima de coagulação mantêm grande parte do cálcio na coalhada, que não é extraída junto ao soro; em contrapartida, os coagulados através do ácido lático, sem uma enzima, geralmente apresentam menos cálcio. Esse mineral é vital para a saúde dos ossos e dentes.

    Fósforo

    Com teor volátil de uma variedade de queijo para outra, o fósforo, tal como o cálcio, também é encontrado em níveis diversos nos produtos pela mesma razão. Em geral, é encontrado em grande parte dos queijos, sendo um dos benefícios do queijo.

    Sódio

    Encontrado na forma de cloreto de sódio, o sal é adicionado durante o processo de fabricação, por isso a presença do mineral também depende do tipo de queijo. Alguns produtos, inclusive, possuem teor reduzido de sal para pessoas com problemas ou doenças cardiovasculares e de pressão alta, ou mesmo aqueles cuja dieta tem menos sódio.

    Outros minerais

    Além do fósforo, cálcio e sódio, encontramos nos queijos outros minerais essenciais para o bom funcionamento e a saúde do corpo humano. É o caso do selênio e do zinco que, entre outros benefícios, fortalecem o sistema imunológico.

    Principais benefícios do queijo

    Fonte de proteínas, cálcio, fósforo, gorduras e vitaminas A, B2, B12, D e K2, como vimos, o queijo é um alimento nutritivo e importantíssimo para a nossa dieta, devendo ser consumido de forma equilibrada e balanceada.

    Os demais benefícios do queijo envolvem o:

    • Com ingestão equilibrada, pode ajudar a manter o peso;
    • Redução no colesterol ruim;
    • Fortalecimento dos ossos e dentes;
    • Ajudar a regular o intestino e equilibrar a flora intestinal;
    • Estimulação das atividades cerebrais;
    • Reforça o sistema imunológico.

    Aproveite os benefícios do queijo com os produtos Scala.