Provolone Queijos Scala

Fique por dentro das últimas do Scala direto pelo seu e-mail.

    • *Campos obrigatórios


    Aloimentos com Queijo Scala

    É possível congelar os queijos Scala?

    Sim, é possível congelar os dos queijos Scala. Esse processo é feito com o intuito de aumentar a durabilidade dos queijos. É preciso ter atenção durante esse processo e, infelizmente, alguns queijos não podem ser congelados e descongelados.

    A seguir, entenda quais os queijos que podem ir para o congelador, qual a temperatura ideal, como descongelar, entre outras instruções sobre o congelamento de queijos.

    Boa leitura!

    Quais queijos Scala podem ser congelados? Quais não?

    No geral, a maior parte dos queijos pode ser congelada com muita facilidade, podendo ser conservados dessa forma por um maior período. A única exceção é o queijo minas do tipo frescal.

    Você pode congelar um queijo Scala desde que seguidas as devidas orientações sobre o tempo, embalagem, manuseio e também boas práticas de descongelamento, como veremos a seguir.

    Vale lembrar que queijos semiduros a duros apresentam um resultado melhor no processo de congelamento, como é o caso do queijo parmesão, provolone e também da mussarela.

    Já os queijos mais macios, como por exemplo, brie e o queijo maturado com mofo azul, podem ter algumas diferenças em sua textura após o descongelamento. No geral, ainda podem ser congelados, mas ficarão melhor em preparos, como risotos, massas ou cremes.

    Como congelar os queijos Scala: 5 dicas fundamentais para o processo

    Os queijos são alimentos bastante sensíveis às temperaturas, mas quando congelados ainda mantêm suas características originais até certo período, como textura ideal e sabor.

    Há algumas dicas que potencializam o processo de congelamento, para que ocorra com segurança e mantenha as características originais do queijo, sem perdas sensoriais.

    A seguir, entenda como congelar seu queijo corretamente:

    1. Mantenha na embalagem original

    Os queijos Scala são embalados com alto padrão de qualidade, em embalagens a vácuo que impedem que os alimentos sejam contaminados por fungos, bactérias e outros microrganismos danosos à saúde. Por esse motivo, recomenda-se que os queijos sejam, preferencialmente, mantidos em sua embalagem original.

    As embalagens são ideais para o processo de congelamento, pois também evitam que os queijos adquiram algum odor nesse processo. Outro motivo pelo qual recomenda-se manter a embalagem é evitar manusear o alimento de forma incorreta.

    2. Anote a data de congelamento

    O próximo passo é anotar a data de congelamento. Lembre-se que queijos podem passar por até 3 meses congelados, desde que sejam mantidos na temperatura ideal de -18°C. Portanto, anote a data a partir do congelamento e mantenha o alimento no congelador por um período não superior a 90 dias.

    3. Congele em pequenas porções

    No primeiro item falamos sobre manter a embalagem original. Contudo, em casos de peças grandes, o ideal é cortar o queijo e congelar em pequenas porções. Assim, é possível descongelar apenas o que for usar, evitando o desperdício.

    Vale lembrar que peças maiores do que 250g demoram muito para congelar completamente, o que também pode comprometer a qualidade e as condições saudáveis de consumo desse queijo. Portanto, fracione as peças maiores em quantidades menores.

    Para isso, envolva o queijo em papel alumínio e também em plástico filme. Se possível, embale a vácuo para ainda mais higiene no processo. E lembre-se de higienizar muito bem as mãos antes de manusear qualquer alimento.

    4. Atenção ao manuseio

    Caso precise remover a embalagem original, como no caso acima, é extremamente importante se atentar ao manuseio. Todo ambiente deve estar limpo, incluindo tábuas de corte, facas, bancadas e itens utilizados para embalar. Vale lembrar que a vigilância sanitária não recomenda o uso de tábuas de madeira para a manipulação de alimentos, prefira o vidro ou plástico adequado para uso culinário.

    5. Boas condições de armazenamento

    A temperatura ideal de congelamento para um queijo é de -18°C. Essa temperatura deve ser mantida em todo o tempo em que o queijo estiver congelado. Em momentos de degelo, por exemplo, é preciso armazenar corretamente as peças para que não descongelem. Além disso, após descongelado, o queijo deve ser resfriado e não deve ser congelado novamente.

    Como congelar queijo mussarela fatiado?

    As dicas acima são ideais para congelar queijos em peças. Contudo, no caso de queijos fatiados, como por exemplo, a mussarela, é preciso ter outros cuidados. O primeiro deles é remover a embalagem e separar as fatias.

    Na sequência, é preciso acrescentar um pedaço de papel manteiga entre cada fatia. Caso contrário, as fatias podem quebrar ao descongelar. Portanto, o papel manteiga mantém a mussarela nas condições ideais de textura, sabor e aparência ao descongelar. As fatias podem ser congeladas em recipiente adequado ao congelamento ou envolvidas em papel alumínio e plástico filme, como nas peças.

    Como descongelar os queijos Scala?

    A etapa de descongelamento é fundamental para manter os queijos aptos para consumo. Assim, eles devem ser descongelados no período de até 3 meses após terem sido congelados.

    Para descongelar, basta colocar o queijo na geladeira e deixar lá até que volte à sua textura original. Esse processo pode levar algumas horas, variando de acordo com o tipo de queijo e tamanho da peça.

    Atenção: jamais descongele queijos fora da geladeira, em temperatura ambiente. O processo pode causar um acúmulo de água, pelo descongelamento dos cristais de gelo, além de gerar a contaminação por microrganismos.

    Qual a validade do queijo após o descongelamento?

    Após o descongelamento, é recomendável consumir o queijo rapidamente. Eles podem ser consumidos no período máximo que está descrito na sua embalagem com o prazo do produto após aberto. Depois desse período, o queijo descongelado pode perder suas características originais de sabor, aroma e textura.

    Os queijos descongelados devem sempre ser mantidos resfriados na geladeira. Mesmo os queijos curados não devem ser mantidos fora da refrigeração.

    Jamais congele os queijos novamente

    Após descongelar, os queijos devem ser consumidos. Congelar o queijo novamente gera perdas na sua textura, o sabor pode ficar menos marcante, assim como o cheiro. Além disso, um novo processo de descongelamento pode comprometer a qualidade do alimento e até contribuir para a proliferação de microrganismos.

    A Scala conta com décadas de experiência na produção de diversos tipos de queijos para a sua empresa. Acesse nosso site e descubra mais sobre o nosso food service!